Você sabe como fazer uma conciliação bancária?
03 de fevereiro de 2019Conciliação bancária nada mais é do que a comparação do saldo de uma conta bancária de movimento com o extrato, para que assim possa ser feita uma análise do fluxo de caixa e ser visualizado com mais clareza todas as despesas, recebimentos e saldo disponível. Esse processo é essencial para a gestão financeira de qualquer empresa, pois, dessa maneira, é viável garantir a sobrevivência do negócio.
Ao fazer uma conciliação bancária rotineiramente será possível, também, prevenir erros e fraudes que possam vir acontecer, pois cheques não compensados são muito comuns, além de depósitos bloqueados. Quando sua empresa faz conciliação bancária é muito mais fácil identificar alguma eventual diferença entre o que está registrado no sistema contábil e o que está apresentado no extrato bancário.
Outra forma que para evitar erros e fraudes – e que é muito recomendado – é que a conciliação bancária seja feita por uma pessoa diferente da que faz os depósitos ou que faz a emissão dos extratos. Assim, ela justamente não tem esse contato e, assim, poderá ter mais segurança no processo.
É sempre válido ressaltar: todo cuidado é pouco.
Qualquer pequeno erro em lançamentos e recebimentos, quando somados, no final de um ano, podem gerar uma grande diferença se não mensurado com cuidado, já que isso pode atrapalhar a saúde financeira do seu negócio. Não basta apenas fazer a conciliação bancária uma vez e depois deixar de lado, para ela se tornar eficaz deve ser lançada e atualizada, de preferência, diariamente, porque dessa maneira será mais simples desfazer algum erro lançado ou recebido.
Com a conciliação bancária você terá em suas mãos a possibilidade de acompanhar e classificar as movimentações do extrato bancário, e desse modo visualizar os gastos e os recebimentos. Além de ser uma solução simples e prática para não deixar escapar nenhum crédito ou débito em conta da empresa, é um compromisso muito eficiente com o seu controle financeiro.
Hoje em dia, é muito comum que as empresas prefiram usar softwares para fazerem conciliações bancárias ao invés de planilhas, pelo fato de que com o tempo as planilhas se tornam limitadas e entediantes justamente por serem feitas manualmente. Por essa mesma razão de ser feita manualmente, a vulnerabilidade a erros é bem maior. Para tornar esse procedimento mais rápido e prático, vale a pena aplicar um software de gestão na sua empresa, pois ele realiza o monitoramento e controle das finanças e também agrega outras funções para assegurar melhor o dinheiro do seu negócio.
A Logycware Sistemas oferece o módulo de Conciliação Bancária. Com ele você elimina o retrabalho e a conferência manual dos extratos bancários e facilita o desempenho de processos, eliminando assim a possibilidade de erros. Não perca mais tempo, conheça e assine agora mesmo o South Mídias.